Para entender melhor sobre o que precisava ser feito, Pedro pegou um papel e uma caneta e anotou todas as informações que eram de extrema importância. Confira cada detalhe a seguir:
1º PASSO
"Buscar as INFORMAÇÕES-CHAVE sobre o estresse"
O que ele fez?
Pedro pesquisou informações detalhadas sobre estresse, ansiedade e depressão em fontes confiáveis e precisas.
- O que é estresse?
- As 4 fases do estresse;
- Como ele evolui para ansiedade ou depressão?
- Os sintomas;
- Como o estresse surge?
Como ele fez?
Ele acessou o conteúdo gratuito "Tudo sobre ESTRESSE" e fez anotações sobre os sintomas que estava experimentando e a causa de seu estresse.
RESULTADO:
Através desse conteúdo Pedro adquiriu uma compreensão profunda sobre o impacto negativo que o estresse estava gerando na sua vida cotidiana e passou a enxergar que o seu trabalho estava sendo a principal fonte desse estado, sendo um PROBLEMA PROFISSIONAL.
2º PASSO
"Buscar as INFORMAÇÕES-CHAVE sobre o estresse"
O que ele fez?
Pedro fez uma autoavaliação honesta de sua vida e identificou a área que estavam contribuindo para seu estresse.
Como ele fez?
Ele fez essa análise e identificação do seu problema através da "Lista de Problemas da Vida".
RESULTADO:
Pedro identificou que as PRESSÕES NO TRABALHO estavam causando um nível insustentável de estresse, afetando sua saúde, relacionamentos e desempenho profissional.
3º PASSO
"Analisar e identificar a RAÍZ do estresse"
O que ele fez?
Pedro pesquisou sobre cada informação-chave relacionada ao seu problema, PRESSÕES NO TRABALHO.
- O que são Pressões no trabalho?
- Qual o impacto que essas pressões geram na nossa vida?
- Quais os sintomas?
- Como essas pressões no trabalho surgiram?
Como ele fez?
Pedro pesquisou sobre cada uma dessas 4 informações-chave e pode finalmente contemplar cada traço desse problema, inclusive sua causa mais profunda;
RESULTADO:
Pedro obteve informações detalhadas sobre o problema que estava contribuindo para seu estresse no trabalho:
O que são Pressões no trabalho?
É quando a empresa, supervisores ou colegas de trabalho solicitam excessivamente que você produza resultados profissionais em um determinado prazo e tenha qualidade no seu trabalho.
Qual o impacto que essas pressões geram na nossa vida?
"Pode desencadear receios, crises intensas de ansiedade e preocupações enormes, levando à exaustão, o que pode comprometer o seu nível de produtividade.
Também pode gerar estresse e preocupação em ter que atender às demandas e expectativas da empresa em relação a resultados, metas, prazos e objetivos."
Quais os sintomas?
Estes foram os sintomas que Pedro estava experimentando:
Sintomas Psicológicos:
- Agitação e inquietação mental
- Desgaste psicológico;
- Baixa autoestima;
Sintomas Emocionais:
- Estresse;
- Indignação;
- Preocupação;
- Receio;
- Irritabilidade;
Sintomas Físicos:
- Esgotamento físico;
- Dificuldades em dormir;
- Tensão imensa;
- Perda de apetite;
- Perda de peso;
Como essas cobranças no trabalho surgiram?
Pedro descobriu que o motivo de ele estar nessa situação era que:
"A empresa estava com expectativas muito altas em relação a prazos e qualidade do seu trabalho."
E essa era a base do seu problema! Tendo pleno entendimento de que, por mais difícil que será lidar com esse problema e resolvê-lo, Pedro sabia que essa situação precisava ser resolvida da melhor forma e então prosseguiu com o próximo passo.
4º PASSO
"Buscar
INFORMAÇÕES-CHAVE
sobre os problemas"
O que ele fez?
Pedro estabeleceu limites claros em seu trabalho, aprendendo a dizer não a tarefas excessivas e a solicitar contratação de mais pessoas ou delegar responsabilidades quando possível.
Como ele fez?
Pedro procurou por princípios no guia 'A Pedra Fundamental' que o direcionaria a lidar com essa situação de um modo maduro, encontrando com os seguintes princípios que precisava considerar:
• Consciência do Autocuidado;
• Limites necessários;
• Organização e Equilíbrio;
• Comunicação clara e objetiva;
Ele priorizou o autocuidado e começou a trabalhar de modo organizado e equilibrado, solicitando os ajustes necessários com relação ao cumprimento dos prazos e metas do seu trabalho.
RESULTADO:
Pedro procurou os supervisores e responsáveis de sua empresa para conversarem sobre sua situação, expondo as dificuldades extremas que estava tendo e solicitou algumas melhoras com base nos princípios que conheceu:
• Comunicação clara: ele teve plena consciência de que a comunicação clara e objetiva era algo primeiramente essencial para começar a construção de uma solução para essa questão.
• Limites necessários: ele pediu para que a empresa reduzisse as expectativas irreais que estavam sendo direcionadas para ele, mas também sugeriu que a empresa contratasse mais pessoas para ajudá-lo a cumprir com os prazos e entregar um serviço de qualidade, impondo limites e condições necessárias.
• Organização e Equilíbrio: ele comunicou a empresa de que também fará melhorias no seu trabalho e organizará cada tarefa que irá realizar, para que o trabalho seja feito com consistência e gere resultados bons.
• Consciência do Autocuidado: após ter conversado com a empresa, Pedro também tinha consciência de que precisava passar a ter mais cuidado com a própria mente, emoções e com o próprio corpo adotando um estilo de vida simples, com leituras de assuntos sobre desenvolvimento individual e profissional e tirando um tempo para praticar atividades suas atividades favorita (assistir filmes e séries em casa e andar de bicicleta na trilha de uma fazenda próxima à sua cidade).
Para concluir, Pedro teve uma abordagem mais equilibrada e resiliente para lidar com o estresse no trabalho, estabelecendo limites saudáveis para que possa alcançar bons resultados com seu trabalho e minimizar prejuízos para sua vida individual.
Tendo sua visão e postura antiga de "abraçar toda e qualquer tipo de tarefa, mesmo que isso o deixasse sobrecarregado, por medo de não ser útil para a empresa e acabar sendo demitido" totalmente modificada por essa experiência.
Sua nova visão e postura agora é "priorizar o autocuidado como o centro da sua vida e trabalhar de modo organizado e equilibrado, solicitando os ajustes necessários com relação ao cumprimento dos prazos e metas do seu trabalho".
5º PASSO
"Lidar com os
problemas com base em
PRINCÍPIOS PRIMORDIAIS
para resolvê-los"
O que ele fez?
Pedro permaneceu vigilante contra os sinais de estresse, para se prevenir contra decisões prejudiciais na hora de lidar com problemas semelhantes ao anterior.
Como ele fez?
Ele continuou a priorizar o autocuidado, a organização e o equilíbrio com seu trabalho, mesmo quando enfrentava períodos de alta pressão, porém atento aos seus limites sem esperar que chegasse ao extremo. Ele também passou a reconhecer que a mudança era um processo contínuo e estava disposto a ajustar sua abordagem conforme necessário para enfrentar novos desafios.
RESULTADO:
Pedro manteve sua nova visão e postura de vida, prevenindo uma recaída nos padrões antigos de pensamento e comportamento para ter maturidade para enfrentar desafios futuros de uma maneira mais positiva e construtiva.
"Manter essa NOVA VISÃO E POSTURA de vida!"
Esta foi a experiência que Pedro teve com o nosso método e é extremamente importante destacar que você deve seguir o exemplo de Pedro e realizar anotações detalhadas durante cada etapa do processo.
A anotação é uma ferramenta fundamental para a compreensão profunda do problema e para a implementação eficaz das soluções propostas.
Então para resumir, fazer anotações de cada passo do método proporcionou a Pedro uma visão clara de sua situação, permitindo-lhe identificar soluções eficazes e tomar medidas para lidar com seu estresse de forma saudável e equilibrada.