Para entender melhor sobre o que precisava ser feito, Miguel pegou um papel e uma caneta e anotou todas as informações que eram de extrema importância. Confira cada detalhe a seguir:
1º PASSO
"Buscar as INFORMAÇÕES-CHAVE sobre a depressão"
O que ele fez?
Miguel pesquisou informações detalhadas sobre depressão em fontes confiáveis e precisas.
- O que é depressão?
- Como ela evolui para o estado profundo?
- Os sintomas;
- Como a depressão surge?
Como ele fez?
Ele acessou o conteúdo gratuito "Tudo sobre DEPRESSÃO" e fez anotações sobre os sintomas que estava experimentando e a causa de sua depressão.
RESULTADO:
Através desse conteúdo Miguel adquiriu uma compreensão profunda sobre o impacto negativo que a depressão estava gerando em sua vida cotidiana e passou a enxergar que a perda de sua esposa era a principal fonte desse estado, sendo um PROBLEMA MATRIMONIAL.
2º PASSO
"Buscar as INFORMAÇÕES-CHAVE sobre a depressão"
O que ele fez?
Miguel fez uma autoavaliação honesta de sua vida e identificou a área que estava contribuindo para sua depressão.
Como ele fez?
Ele fez essa análise e identificação do seu problema através da "Lista de Problemas da Vida".
RESULTADO:
Miguel identificou e se conscientizou de que a MORTE DA SUA CÔNJUGE estava causando um nível insustentável de depressão, afetando sua saúde mental e bem-estar emocional.
3º PASSO
"Analisar e identificar a RAÍZ da depressão"
O que ele fez?
Miguel pesquisou sobre cada informação-chave relacionada ao seu problema, PERDA DE SUA ESPOSA.
- O que significa Morte do(a) Cônjuge?
- Qual o impacto que essa perda gera na nossa vida?
- Quais os sintomas?
- Como essa perda pode ocorrer?
Como ele fez?
Miguel pesquisou sobre cada uma dessas 4 informações-chave e pode finalmente contemplar cada traço desse problema, inclusive sua causa mais profunda.
RESULTADO:
Miguel obteve informações detalhadas sobre o problema que estava contribuindo para sua depressão:
O que significa Morte do(a) Cônjuge?
É quando seu parceiro amoroso chega ao fim da própria vida por algum motivo.
Qual o impacto que essa perda gera na nossa vida?
As coisas que mais dóem quando perdemos uma pessoa tão próxima são:
- Saber que a pessoa mais íntima e mais próxima de nós se foi e nunca mais voltará;
- Saber que nunca mais passaram momentos juntos novamente;
- Ter de conviver sem a pessoa amada;
- Saber que as únicas coisas que sobraram foram as lembranças e registros que passaram juntos;
- Ter que assumir todas as tarefas e responsabilidades sem a presença do cônjuge;
- Sentimento enorme de culpa por ter a sensação de que podia ter feito algo mais para impedir ou ter aproveitado mais com ela;
- Sensação de que as expectativas, planos, projetos e sonhos com o(a) cônjuge morreram junto com ele(a);
- Sensação extrema de incapacidade de seguir a vida;
Quais os sintomas?
Estes foram os sintomas que Miguel estava experimentando:
Sintomas Psicológicos:
- Saudade intensa;
- Negação frequente (chegando a acreditar que esse acontecimento é apenas um sonho);
- Perda do sentido de viver;
- Sensação de vazio solidão;
Sintomas Emocionais:
- Depressão ;
- Tristeza profunda;
- Angústia e dor sem fim;
- Amargura;
- Desespero;
Sintomas Físicos:
- Dores de aperto imenso no peito;
- Choro frequente;
- Falta de apetite;
- Insônia (dificuldades extremas em dormir);
- Sensação de peso enorme no corpo;
Como essa perda pode ocorrer?
Os motivos mais comuns que levam as pessoas a perderem suas vidas são:
- Doenças e enfermidades físicas;
- Acidentes;
- Catástrofes naturais;
- Assalto (assassinato);
- Depressão profunda (suicídio);
- Guerras e atentados;
Obs.: No caso de sua esposa, a causa da morte foi um ACIDENTE envolvendo um ônibus e o carro em que ela estava.
Miguel desenvolveu uma nova visão de vida e uma compreensão mais profunda de como lidar com sua perda e recomeçar sua vida honrando suas lembranças com sua amada esposa falecida.
Tendo pleno entendimento de que, por mais difícil que será lidar com esse problema e resolvê-lo, Miguel sabia que essa situação precisava ser resolvida da melhor forma e então prosseguiu com o próximo passo.
4º PASSO
"Buscar
INFORMAÇÕES-CHAVE
sobre os problemas"
O que ele fez?
Miguel desenvolveu uma nova visão de vida e uma compreensão mais profunda de como lidar com sua perda e recomeçar sua vida honrando suas lembranças com sua amada esposa falecida.
Como ele fez?
Miguel procurou por princípios no guia 'A Pedra Fundamental' que o direcionaria a lidar com essa situação de um modo maduro, encontrando com os seguintes princípios que precisava considerar:
• Aceitação;
• Homenagem e memorial;
• Continuação da vida honrando a esposa falecida;
RESULTADO:
Miguel exausto devido ao seu sofrimento profundo da saudade, mas com um raio de esperança de um Novo Recomeço, após muito tempo ele decidiu dar continuidade à sua vida de modo a honrar todos os momentos que passou com sua esposa:
• Aceitação: Miguel tinha plena consciência de que a dor e o vazio que estava sentindo eram porque entendia que sua parceira se foi e nunca mais voltaria. Ele também compreendia que a única coisa que poderia trazer cura para sua situação seria o retorno dela à vida, afinal, foi a morte dela que gerou esse buraco em seu coração. Infelizmente, ele sabia que isso não era possível. Tinha total consciência de que essa perda nunca iria superar, afinal, ninguém supera a perda de alguém especial e amado em nossas vidas. Apenas aceitamos o acontecimento com o passar do tempo, guardando as lembranças que tivemos com nosso parceiro, sentindo dor e uma imensa saudade, mas com muito amor e carinho no coração.
• Homenagem: Fotos, mensagens, objetos e utensílios favoritos da esposa, ele guardou com muito carinho e amor. Chegou até mesmo a usar alguns deles, mas sua intenção era apenas conservá-los como lembrança e homenagem de amor à esposa amada.
• Continuação da vida honrando a falecida esposa: Miguel então resolveu seguir com sua vida com o seguinte entendimento: Lidar com a perda de sua esposa e com as marcas deixadas por essa perda não significava esquecê-la ou superá-la, mas sim aceitar que ela realmente se foi e que a saudade e a dor sempre existirão. E isso é a prova de que ele a amou de verdade!" A partir desse ponto, Miguel seguiu com sua vida, honrando cada memória que teve com sua falecida esposa. E até hoje ele ainda vai até a mesa que fica no quintal de sua casa todas as manhãs e tardes de todos os dias! Sendo o lugar onde sua esposa amada adorava passar tempo admirando o amanhecer do sol e o pôr do sol.
Para concluir, Miguel teve uma abordagem bem consistente e significativa para lidar com a depressão, através da aceitação do acontecimento dessa experiência que marcou sua vida.
Tendo sua visão e postura antiga de "acreditar que a morte só chegaria apenas na velhice" totalmente modificada por essa experiência.
Sua nova visão e postura agora é "a consciência e entendimento que ele adquiriu de que a morte sempre levará as pessoas que ele ama, sendo uma parte natural da vida, independente da sua causa. Porém é preciso abrir seu coração para aproveitar cada momento enquanto há vida, apesar dessas incertezas inevitáveis! E guardar cada experiência com pessoas especiais com muito carinho e muito amor".
5º PASSO
"Lidar com os
problemas com base em
PRINCÍPIOS PRIMORDIAIS
para resolvê-los"
O que ele fez?
Miguel permaneceu vigilante contra os sinais de depressão, cultivando uma nova visão de vida e uma postura mais positiva diante dos desafios.
Como ele fez?
Ele continuou a valorizar cada momento e a encontrar força dentro de si mesmo para enfrentar os desafios que a vida lhe apresentava.
RESULTADO:
Miguel manteve sua nova visão e postura de vida, prevenindo uma recaída nos padrões antigos de pensamento e comportamento. Ele estava disposto a ajustar sua abordagem conforme necessário para enfrentar novos desafios, cultivando uma nova visão de vida e uma postura mais positiva diante dos desafios.
"Manter essa NOVA VISÃO E POSTURA de vida"
Esta foi a experiência que Miguel teve com o nosso método e é extremamente importante destacar que você deve seguir o exemplo de Miguel e realizar anotações detalhadas durante cada etapa do processo. A anotação é uma ferramenta fundamental para a compreensão profunda do problema e para a implementação eficaz das soluções propostas.
Então para resumir, fazer anotações de cada passo do método proporcionou a Miguel uma visão clara de sua situação, permitindo-lhe identificar soluções eficazes e tomar medidas para lidar com sua depressão de forma saudável e equilibrada.