APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS SOCIAIS
Confira a seguir um guia detalhado com orientações práticas para o estabelecimento de interações e vínculos maduros e saudáveis, minimizando o contato com pessoas tóxicas e prejudiciais para nossa vida. Vamos explorar os princípios essenciais que guiarão esse processo, além de apresentar as ferramentas e conteúdos necessários para que você possa aplicar essas ideias de forma eficaz e transformadora.
1º PRINCÍPIO
INDEPENDÊNCIA E FELICIDADE INDIVIDUAL
Este princípio destaca a importância de desenvolver uma relação saudável consigo mesmo, independente do contato com outras pessoas. Quando estamos bem conosco, somos capazes de estabelecer relacionamentos mais equilibrados e saudáveis.
Então, para desenvolver este princípio e construir sua independência e felicidade você pode acessar o "conteúdo sobre as 7 áreas que formam a sua vida" sempre que precisar:
AREAS OF LIFE
RESULTADO ESPERADO:
Através deste conteúdo sobre as áreas da nossa vida você terá uma base de conhecimento mais aprofundado sobre a importância de cada dessas áreas, assim como os princípios que guiam elas, para que você desenvolva sua própria independência e construa individualmente sua própria felicidade. E com isso terá uma base de conhecimento para desenvolver este 1º princípio.
"Saber ser independente dos outros e feliz sozinho(a)."
2º PRINCÍPIO
RESPEITO PELAS OPINIÕES E DIFERENÇAS
O respeito às diferenças e a integridade pessoal são fundamentais para estabelecer e manter relacionamentos saudáveis. Isso implica em aceitar as pessoas como são, sem tentar mudá-las, e também em proteger sua própria identidade e valores.
Portanto, para desenvolver este princípio é necessário que você adquira a seguinte consciência e plena compreensão:
Consciência e entendimento necessário:
"Cada pessoa constrói a própria vida
sendo exclusivamente responsável por ela!"
Então, se você tem sua própria vida, suas próprias opiniões, suas próprias preferências e gostos e seu próprio estilo de vida é um direito seu! Porém, nunca espere e deseje que sua visão de vida deve ser aceita pelos outros, pois pois somos todos diferentes de todos têm o mesmo direito que você.
Nunca imponha suas opiniões com a intenção de querer moldar as pessoas de acordo com o seu gosto. Respeite a liberdade de escolha que elas têm.
Busque ter sua própria visão de vida, seguindo os princípios que guiam ela e nunca deixe que pessoas sem caráter ou sem conhecimento imponham as opiniões delas sobre você e sua vida (com a intenção de mudar você ao que elas desejam)."
RESULTADO ESPERADO:
Através dessa consciência e compreensão plena você terá uma base consistente e madura sobre o respeito entre diferenças e a importância de manter a integridade durante as interações e vínculos com as pessoas. Com isso você terá uma base de conhecimento para desenvolver este 2º princípio.
"Ter respeito pelas diferenças entre você e as pessoas! Nunca buscando perder tempo mudando ninguém e nem se deixando ser corrompido(a) ou mudado(a) por pessoas sem caráter."
3º PRINCÍPIO
FILTRAGEM DE RELACIONAMENTOS E VÍNCULOS COM PESSOAS
Este princípio enfatiza a importância de escolher bem com quem nos relacionamos, priorizando pessoas que contribuam positivamente para nossas vidas. Ter um filtro maduro significa estabelecer limites saudáveis e buscar relacionamentos genuínos e construtivos.
Para desenvolver este princípio é necessário que você entenda primeiramente a IMPORTÂNCIA DE FILTRAR ESSAS INTERAÇÕES E VÍNCULOS COM AS PESSOAS:
"Saber separar e selecionar os tipos de pessoas com quem você se aproxima e interage é muito essencial para que seja construídas amizades e parcerias saudáveis e maduras. Porém, evitando pessoas tóxicas e prejudiciais para o seu bem-estar sua qualidade e crescimento da sua vida."
Sendo assim, a segunda coisa a ser feita é aplicar este filtro tendo a plena consciência da importância que ele tem para sua vida:
# Permitir que pessoas de qualidade participem da sua intimidade e se aproxima de você:
- Pessoas sinceras;
- Pessoas que sabem respeitar os outros;
- Pessoas verdadeiras;
- Pessoas sábias e maduras;
- Pessoas conscientes e empáticas;
# Cortando laços com pessoas de péssima qualidade e não permitindo que elas participem da sua intimidade e se aproxima da sua vida:
- Pessoas manipuladoras;
- Pessoas egoístas;
- Pessoas mentirosas;
- Pessoas falsas;
- Pessoas invejosas;
- Pessoas pessimistas;
- Pessoas invasivas;
- Pessoas que julgam;
- Pessoas controladoras;
- Pessoas interesseiras;
- Pessoas fofoqueiras;
- Pessoas sem caráter;
Obs.: É muito importante que você evite e corte laços com esses tipos de pessoas.
RESULTADO ESPERADO:
Através desse entendimento pleno você terá uma base sobre separar muito bem os tipos de pessoas com quem você se aproxima e mantém contato. Com isso você terá uma base de informações para desenvolver este 3º princípio.
"Ter um filtro maduro de interações e vínculos com pessoas maduras e de caráter."
4º PRINCÍPIO
ABANDONO DA BUSCA POR APROVAÇÃO EXTERNA
Este princípio ressalta a importância de viver de acordo com nossos próprios valores e não buscar aprovação constante dos outros. Isso nos permite desenvolver relacionamentos mais autênticos e verdadeiros, baseados na nossa própria essência.
Portanto, para desenvolver este princípio é necessário que você enxergue e compreenda profundamente os prejuízos e ilusões sobre viver com intenções em querer agradar os outros:
"Buscar por aprovação e aceitação das pessoas pode ser um caminho repleto de rejeições, decepções, frustrações, desvalorizações e abandonos. Pois, depender de opiniões positivas sobre você te faz ser uma pessoa dependente das opiniões dos outros e isso pode limitar sua liberdade individual.
Você não precisa da aceitação e aprovação de ninguém! Isso é inevitável, pois você aprenderá mais cedo ou mais tarde.
Viva, literalmente, sua própria vida de forma madura, respeite as pessoas e abandone a preocupação sobre o que elas acharão ou pensarão de você!"
RESULTADO ESPERADO:
Através dessas informações você terá uma base para evitar de ficar buscando aprovação ou dependendo das opiniões e aceitação dos outros em relação a você e sua vida. E com isso você terá uma base de conhecimento para desenvolver este 4º princípio.
"Nunca buscar por aprovação de ninguém! Viva sua vida apenas para você e abandone a intenção de querer agradar as pessoas para ser aceito(a)."