APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA FAMÍLIA PARENTAL
Confira a seguir um guia detalhado com orientações práticas para o desenvolvimento de um convívio com a sua família de origem. Vamos explorar os princípios essenciais que guiarão esse processo, além de apresentar as ferramentas e conteúdos necessários para que você possa aplicar essas ideias de forma eficaz e transformadora.
1ºprincípio
INDEPENDÊNCIA E MATURIDADE
Ao se tornar independente dos pais, os filhos assumem a responsabilidade por suas próprias vidas e bem-estar. A maturidade emocional e o conhecimento básico sobre diferentes áreas da vida capacitam os filhos a tomarem decisões informadas e a lidarem com os desafios da vida de forma mais eficaz.
Para desenvolver este princípio e construir sua própria independência como "filho" é extremamente necessário que você tenha maturidade em cada uma das 7 áreas da sua vida para construir uma vida de qualidade e satisfatória. Sendo assim, você pode iniciar esse caminho principalmente através do "Cuidado com a Mente", pois o cuidado com a mente envolve o desenvolvimento de autossuficiência e independência em sua própria vida. Sendo assim, acesse nosso conteúdo e inicie agora essa jornada:
PROBLEMAS INDIVIDUAIS
FALTA DE CUIDADO COM A MENTE
RESULTADO ESPERADO:
Através do conteúdo sobre falta de cuidado mente você terá um conhecimento mais aprofundado sobre a importância de cuidar da mente, das emoções e do corpo, assim como as orientações para desenvolver este Autocuidado na sua vida e desenvolver independência nas diversas áreas da vida, costruindo-a de modo mais satisfatório e maduro. E com isso terá uma base de conhecimento para desenvolver este 1º princípio.
"Se tornar uma pessoa independente dos pais, tendo maturidade e conhecimento básico sobre cada uma das 7 áreas da vida."
2º PRINCÍPIO
CONHECIMENTO SOBRE PAPÉIS FAMILIARES
Reconhecer e entender os papéis de cada membro da família parental promove uma dinâmica saudável e equilibrada dentro do lar. Consciência dos papéis individuais ajuda a evitar conflitos e promove a cooperação e o apoio mútuo entre os membros da família.
Para desenvolver este princípio com mais facilidade você pode acessar nosso conteúdo informativos sobre cada papel e responsabilidades de cada membro de uma família parental neste mesmo conteúdo sobre Família Parental:
HIERAQUIA E RESPONSABILIDADES NA FAMÍLIA PARENTAL
RESULTADO ESPERADO:
Através do conteúdo sobre os devidos papéis de cada membro dessa família você terá um conhecimento mais aprofundado sobre cada uma elas para desenvolver os seus devidos papéis nesse convívio. E com isso você terá uma base de conhecimento para desenvolver este 2º princípio.
3º PRINCÍPIO
FILTRAGEM DOS ENSINAMENTOS FAMILIARES
A capacidade de filtrar e selecionar as lições aprendidas na família parental permite que os filhos desenvolvam um senso crítico saudável e adotem apenas comportamentos e valores que promovam seu bem-estar e crescimento pessoal. Isso contribui para romper ciclos negativos e perpetuar padrões positivos dentro da família, promovendo um ambiente familiar mais harmonioso e saudável ao longo do tempo.
Para desenvolver este princípio é necessário que você tenha consciência de que:
Nós aprendemos muitas coisas na convivência com nossos familiares desde de o nosso nascimento até a infância, adolescência e juventude.
E isso inclui não só aprendizados da construção e desenvolvimento da própria área familiar, mas também das outras 6 áreas da sua vida. O maior problema disso é que muitas vezes acabamos aderindo aos ensinamentos distorcidos e equivocados da parte de nossos parentes sobre o funcionamento de cada uma dessas áreas. E isso leva a termos as mesmas dificuldades, visões e limitações que eles.
Levando isso em consideração, para que você possa "filtrar melhor o que precisa assumir em cada área da sua vida", você deve se basear na "Hierarquia e Responsabilidades" para que possa assumir os seus devidos papéis de modo natural e adequado.
Seguir os Princípios que guiam o bom convívio dessa família. E seguir os devidos "Princípios em cada uma das 6 outras áreas" para que você possa construí-las e desenvolvê-las de modo maduro e correto.
Conhecendo todos estes requisitos você terá condições de "saber separar os ensinamentos bons e construtivos que aprendeu na convivência com seus familiares, e eliminar os ensinamentos distorcidos e prejudiciais que também adquiriu nessa convivência". Fazendo isso, você estará no caminho para a construção de uma vida madura e equilibrada, rumo a uma vida satisfatória, organizada e feliz.
RESULTADO ESPERADO:
Através dessas informações você terá uma fonte conhecimento e informações aprofundadas sobre como filtrar certos ensinamentos, assim como as devidas orientações para desenvolver de modo objetivo e maduro. Com isso você terá uma base de conhecimento para desenvolver este 3º princípio.
"Saber filtra (separar) tudo o que você aprendeu no convívio com a sua família de origem, aprimorando e mantendo os ensinamentos bons e abandonando os ensinamentos e manias prejudiciais e distorcidas presenciados no convívio com a família."